terça-feira, 13 de junho de 2017

UM POUCO DE HISTÓRIA: AS TERRAS PALESTINAS

.
Dia 6 li o post "Especial Palestina: Soldados invadem casas e aterrorizam moradores na Cisjordânia", de Dani Ferreira, especial para a Ponte Jornalismo:

"Objetivo de operações é intimidar os palestinos, afirma soldado israelense: 'você é apenas um cara de 18 anos com um fuzil, mas se sente com poder'
Imagine ser acordado bruscamente em sua casa com o barulho de várias pessoas tentando forçar a entrada. Ou sofrer a angústia de ter dezenas de soldados cercando sua residência, enquanto você permanece por horas aguardando a invasão. Pense no que sentiria ao ver estranhos armados, gritando em outra língua ordens que você não entende. Como seria ver sua casa destruída mais uma vez e não ter a quem recorrer? Na noite do dia 26 de outubro de 2016, militares israelenses fecharam a entrada de Azzun, na região de Qalqiliya, norte da Cisjordânia, e algumas famílias palestinas sentiram tudo isso novamente. (...)." - (Para continuar, clique AQUI).

Trata-se de tema altamente complexo, para dizer o mínimo. E, pior, sem perspectivas de solução. Que o diga David Grossman (AQUI). 
A leitura acima despertou a ideia de publicar o post a seguir, sobre a titularidade das terras palestinas e o processo de transferência dominial:

Como o Fundo Nacional Judaico comprou terras na Palestina

Por André Araújo

Muito antes da criação do Estado de Israel, quando a Palestina era um mandato britânico, uma aristocrática família do Líbano, os Sursock, de origem grega ortodoxa, radicada em Beirute desde 1714, era dona de  42.000 hectares no norte da Palestina, o vale de Jezreef, perto  de Haifa.

Nesse vale os Sursock construíram uma ferrovia que o atravessava.

Essa grande área dentro de um território pequeno, a Palestina sob governo britânico, foi vendida ao Fundo Nacional Judaico, uma organização fundada em 1901 com recursos  dos judeus ricos da Europa, com a família Rothschild à frente. O Fundo pagou, em 1906, 750 mil Libras esterlinas, o equivalente atual de 180 milhões de dólares, pela área dos Sursock, sendo essa a maior compra de terras palestinas efetuadas por judeus antes da fundação do Estado de Israel; hoje o fundo é o maior proprietário de terras em Israel, com 13% do território israelense.
O Fundo Nacional Judaico foi criado no Quinto Congresso Sionista Mundial na Basileia, como entidade privada, para comprar terras para os judeus na Palestina; é uma organização controvertida no próprio Estado de Israel, acusada de falta de transparência financeira  e (adoção de) políticas  pouco generosas nos contratos de aluguel de terras para agricultores.
Os Sursock se tornaram uma das dinastias mais ricas e poderosas do Império Otomano, como coletores de impostos para o Sultão de Constantinopla e depois com manufatura de seda, comércio de trigo, navegação e grandes áreas de terra no então Império Otomano, especialmente na Síria e no Egito.
A família  investiu seus ganhos comerciais em prédios em Beirute, Constantinopla  e Alexandria no Egito, tornando-se (seus integrantes) grandes proprietários de imóveis nessas cidades; também investiram em ferrovias e portos no Levante, o Hipódromo de Beirute e o primeiro cassino da cidade.
Em Beirute, os Sursock tinham vários palácios, dois dos quais viraram museus (ver website www.sursockpalace.com). Sursock and Brothers tinha agências e filiais por toda a Europa e grande escritório em Londres, além de palácios em Beirute (hoje é museu) e Istambul.
Seus membros se aliaram por casamentos com a aristocracia europeia, uma Sursock, Isabelle,  se casou com o Príncipe Marcantonio Colonna, de uma das mais antigas famílias da nobreza  papalina, e tornou-se uma líder da alta sociedade italiana durante o período fascista e no pós-Guerra. Durante a República a Princesa Isabelle Colonna era considerada a “Rainha de Roma”, recebia  a alta sociedade peninsular no magnifico Palacio Colonna em Roma. (ver website www.galleriacolonna.it). Isabelle Sursock Volonna nasceu em 1889 e morreu em 1984 com 95 anos.
Outras moças Sursock se casaram na nobreza espanhola e britânica, com o que a partir de uma família de mercadores se tornaram parte da aristocracia englobando Europa e Oriente Médio.
Os Sursock mancharam sua imagem no Líbano durante a Primeira Guerra, quando Beirute passou fome e os Sursock se beneficiaram do mercado negro de trigo para realizar enormes lucros, aumentando sua já grande fortuna e poder político.
Os Sursock faziam parte de um círculo de famílias proeminentes de Beirute, como os Trad, os Bustros, os Tueni, os Fernane, os Fayad, os Yaziji,  os Calil, cristãos e com forte presença cultural, social e politica no Líbano desde os tempos do Império Otomano e depois no mandato francês, chegando ao Líbano independente de hoje, influentes na politica, nas finanças e nas letras, constituindo um enclave social cristão dentro do Império Otomano.
O projeto de um Estado nacional judeu era muito anterior à criação do Estado de Israel em 1947 e seus passos preparatórios foram a compra de terras pertencentes a proprietários ausentes, sendo os Sursock os maiores proprietários de terras no mandato britânico. Pode-se dizer que os Sursock foram a principal família em importância politica e financeira no Líbano no período que vai de 1880 a 1946, quando o Pais se tornou independente  com o fim do mandato francês e transformou-se  numa República, na qual o Presidente é sempre um cristão e o Primeiro Ministro sempre um muçulmano, conforme a Constituição libanesa. Esse foi um arranjo bastante complicado e que gerou conflitos e crises que não impediram o Líbano de ser um dos países mais prósperos do Oriente Médio mesmo em meio a guerras civis e cataclismos políticos. A influência cultural francesa se manteve mesmo depois da independência, com o dinheiro libanês impresso em língua francesa, assim como o nome das ruas, o jornal oficial e os principais jornais de Beirute.
Quando se diz no Brasil que os árabes da diáspora, na realidade  libaneses cristãos, se dão bem no Brasil com os judeus, não é nenhuma novidade: significa que aqui se repetem as mesmas alianças no Oriente; os cristãos libaneses são de fato aliados dos judeus nos conflitos palestinos, os inimigos dos judeus são os libaneses muçulmanos, um grupo maior em número que os cristãos e que no conflito árabe israelense tomam o partido dos palestinos.
Os libaneses cristãos têm hábitos e atitudes muito diferentes dos seus compatriotas muçulmanos, as relações sociais e comportamentais são totalmente liberais nos  tratos, no vestuário, na frequência livre a bares e boates; comportam-se em Beirute como em Paris ou São Paulo; já os libaneses muçulmanos são rígidos na sua vida social, no padrão islâmico.
Os libaneses muçulmanos são bem menos comuns no Brasil, a grande imigração libanesa para o Brasil foi de cristãos, exatamente porque se sentiam perseguidos pelos muçulmanos durante o Império Otomano; os muçulmanos faziam parte do “mainstream” otomano e os cristãos eram uma minoria dentro de um Pais islâmico.
A saga da família Sursock já foi narrada em muitos  livros e faz parte integral da história do Líbano, lembrando que ao tempo de seu deslocamento da Grécia para  Beirute no começo do Século XVIII, tanto a Grécia como o Líbano eram parte do mesmo Império Otomano.

...
(Fonte: Jornal GGN - aqui).

Nenhum comentário: